Yamaha apresenta robô Motobot um humanoide motociclista

Yamaha apresenta robô Motobot um humanoide motociclista

29 de Outubro de 2015 1 Por Tiago

A Yamaha apanhou os visitantes da exposição Tokyo Motor Show de surpresa, ao apresentar um robô humanoide capaz de montar e conduzir um motociclo.

Em vez de um motociclo de baixa cilindrada, como seria de esperar, o Motobot está a “aprender” a conduzir numa potente Yamaha R1M de 1000cc. Como podem ver nas imagens e vídeos.

O Motobot é a combinação entre um motociclo (não modificado) da Yamaha e uma tecnologia robótica I&D (investigação e desenvolvimento), destinada a desenvolver um piloto robótico competente em pista.

Num breve comunicado, sobre o Motobot, a Yamaha afirmou que a

“tarefa de controlar os movimentos complexos de um motociclo, em alta velocidade, exige uma variedade de sistemas de controlo que devem funcionar com um alto grau de precisão”.

Assim sendo forma, não se espera resultados surpreendentes para em breve.

O objetivo destes testes é criar sistemas de apoio ao piloto, semelhantes aos que já estão a ser desenvolvidos para automóveis, tornado a condução mais segura.

A Yamaha afirmou ainda:

“Queremos aplicar a tecnologia fundamental e o know-how adquirido no processo deste desafio à criação de sistemas avançados de segurança do piloto e apoio ao piloto e colocá-los para a uso nos nossos negócios atuais, bem como usá-los na vanguarda de novas linhas de negócio.”

O desafio DARPA Grand Challenge, iniciado em 2004, permitiu um enorme salto evolutivo no desenvolvimento de veículos autónomos. Contudo, a maior parte dessa evolução foi catalisada para o desenvolvimento de carros.

Com o Motobot a Yamaha vem contrariar um pouco esta tendência. Fique com o vídeo seguinte e veja como funciona esta tecnologia.