XFX Radeon 5970 Black Edition Limited na mira dos coleccionadores

XFX Radeon 5970 Black Edition Limited na mira dos coleccionadores

28 de Agosto de 2010 2 Por Tiago

Mais uma obra de arte (tanto a nível de aspecto como a nível de engenharia) acaba de sair para fazer as delícias do gamers coleccionadores de gráficas de topo. Como é possível ver ver nas seguintes imagens, a XFX, esmerou-se ao lançar a uma versão Black Edition da Radeon 5970.

Uma versão Black Edition revela por si só, um compromisso de qualidade dos componentes utilizados na montagem do produto. Mas não é necessário, saber que é uma versão especial, para verificar que esta é uma gráfica de extrema qualidade.

Apelidada de Radeon 5970 Black Edition Limited, esta gráfica destaca-se da versão padrão por vários motivos, desde logo o overclock aos componentes GPU (que se apresenta com uma velocidade de relógio de 850 MHz) e a memória (como uma velocidade de relógio de 4.80 GHz). Possuindo ainda 4 Gb de VRAM, em vez dos 2 Gb da versão padrão.

Foi realizado um esforço por parte da XFX, para redesenhas o PCB e cooler desta versão de modo a distanciar as GPUs. Esta excelente trabalho de engenharia permite agora colocar dois dissipadores de calor, um para cada GPU.

Para quem faz uso da tecnologia Eyefinity, a 5970 Black Edition possui ainda, 6 saídas mini-DP, desta forma é possível conectar 6 monitores ao mesmo tempo. A XFX fornece ainda 6 cabos adaptadores: 2 miniDP para DVI, 1mini-DP para HDMI, e 3 mini-DP para DisplayPort.

Colocando a cereja no topo do bolo a XFX, criou uma caixa de acondicionamento em forma de uma rifle P-90. Todos os pormenores fazem da XFX Radeon 5970 Black Edition Limited, uma gráfica de elite. Mas grandes gráficas implicam grandes custos, e o preço estimado deste brinquedo deverá rondar os US$ 1.200/1.500 (aproximadamente € 940/ 1.175).

A XFX já anunciou que serão fabricados apenas, um total de 1.000 unidades e que cada uma possuirá um número identificação.