Bombardeiro X-47B voa pela primeira vez com trem de aterragem recolhido

Bombardeiro X-47B voa pela primeira vez com trem de aterragem recolhido

13 de Outubro de 2011 1 Por Tiago

X-47B o avião bombardeiro não tripulado, que está ser desenvolvido pela companhia norte americana Northrop Grumman, efetuou o seu primeiro voo de teste com trem de aterragem recolhido.

Passível de ser confundida com um OVNI, a aeronave X-47B poderá trazer inúmeras vantagens relativamente às comuns aeronaves de combate.

  • Uma das vantagens é o seu reduzido tamanho, que lhe permite ser mais rápida, leve, e transportar mais carga útil por períodos de tempo e distancias superiores.
  • Sendo esta, uma aeronave não tripulada significa que pode usar o espaço (supostamente) reservado para o cockpit, para armazenar combustível.
  • Outra das ventagens de não necessitar de piloto, é que esta poderá fazer manobras e acrobacias que com um ser humano no seu interior, seria totalmente impossível.

Inicialmente, o X47B será pilotado remotamente (como um avião telecomandado), mas no futuro deverá ser totalmente autónomo.

Na fotografia (acima) é possível ver o trem de aterragem recolhido, e é também visível o gancho de cauda que o X-47B irá usar para aterrar autonomamente em porta-aviões, manobra esta que até mesmo os melhores pilotos consideram arriscada.

Este teste serviu principalmente, para os engenheiros terem uma noção mais aprofundada da aerodinâmica e características de voo do bombardeiro.

De acordo com a Northrop Grumman, o X-47B deverá começar a sobrevoar os céus, a partir de 2013.

Fonte: Northrop Grumman