Tecnologia

VirtuSphere a interacção com a realidade virtual


VirtuSphere é o nome desta esfera, criada por uma empresa com o mesmo nome, em que o objectivo, é tornar a realidade virtual, numa actividade física. Elevando o realismo a outro nível. Esta esfera foi apresentada na GCD 2010.

Esta esfera, permite que uma pessoa se movimente fisicamente e em qualquer direcção num espaço virtual, com a ajuda de uns óculos de realidade virtual. Suficientemente grande para que caiba uma pessoa no seu interior esta esfera permite ainda que o seu utilizador tenha uma ampla liberdade de movimentos. A VirtuSphere assenta num suporte com rodas que permite que esta rode em qualquer sentido. O interface é conseguido através do movimento da pessoa no seu interior, o leva a activação dos sensores internos, reconhecidos pela aplicação (jogo ou programa), instalada no computador. Mas para que funcione é preciso juntar a esta esfera, uns óculos de realidade virtual.

O sucesso desta plataforma, irá fazer sentir-se principalmente no mundo dos vídeos. Como poderemos ver no video de apresentação da VirtuSphere, onde o jogador munido de uma arma dispara sobre extraterrestre enquanto percorre o espaço virtual envolvente. Desta forma o jogador tem total controlo dos movimentos dos personagem dos jogos, fazendo o personagem do jogo andar, correr ou girar, entre outros movimentos.

A VirtuSphere permite o funcionamento, em single player ou em rede com outros utilizadores. É possível ser transportada num automóvel, e demora cerca de quatro horas a ser montado. Para ale do uso em video jogos, esta plataforma poderá vir a ser usada em simulações militares, policiais, actividades perigosas e missões de resgate. Poderá ser usado ainda, com fins desportivos, terapêutico, escolares ou museológicos, na arquitectura, turismo virtual, entre outras aplicações.

[VirtuSphere]



Pode gostar também

More in:Tecnologia