Veículo desportivo conceptual capaz de se transformar em familiar ou pick-up em segundos

Veículo desportivo conceptual capaz de se transformar em familiar ou pick-up em segundos

3 de Janeiro de 2013 1 Por Tiago

Se é um entusiasta do mundo automóvel, com certeza já sonhou ou sonha ter o seu modelo desportivo preferido. Infelizmente, nem todos tem a possibilidade de ter uma garagem cheia de automóveis, e as necessidades e obrigações familiares levam, muitas vezes, a que se abdique deste sonho, de alta cilindrada.

Como esta situação em mente, a Xelestine, empresa industrial de design sedeada em Delaware nos EUA, desenhou um veículo conceptual transformável, capaz de lhe proporcionar o prazer de um carro desportivo, a versatilidade de um carro familiar ou até mesmo a arrumação de uma carrinha de transporte, de caixa aberta.

A base da versatilidade deste veículo conceptual, de motor dianteiro, gira em torno do vidro traseiro. Isso mesmo, entendeu bem, o vidro traseiro. Este pode levantar, baixar ou até encolher, conforme a sua necessidade. Transformando o veículo num abrir e fechar de olhos.

O carro integra um sistema capaz de alternar entre três modos diferentes: o modo familiar (break), desportivo (fastback) e carrinha (pick-up).

Em apenas alguns segundos, o sistema é capaz de transforma o carro desportivo num carro familiar. Para tal, dois painéis laterais e um traseiro sobem, elevando o vidro traseiro, para aumentar o espaço interior do veículo, dando-lhe um formato mais familiar (como poderá ver no próximo vídeo).

Por sua vez, o sistema é capaz de tornar este desportivo, num veículo de transporte de mercadorias. Para tal, a janela traseira retrai-se, dando-lhe uma aparência de carrinha de caixa aberta (como poderá ver no próximo vídeo).

Apesar de a Xelestine ter registado a patente internacional deste projeto, a empresa não está interessada em iniciar a produção, em si, do conceito. Em vez disso, esta pretende atrair potenciais fabricantes, interessados em aprofundar, ainda mais, o desenvolvimento do conceito.

Enquanto este conceito não deixa o papel, e passa à realidade, poderá sempre tentar encontrar um modelo desportivo mais barato, na secção de usados. Fique com mais algumas fotos deste veículo conceptual.

Fonte: Xelestine