As vantagens dos veículos eléctricos

As vantagens dos veículos eléctricos

3 de Março de 2010 1 Por Tiago

Quem disse que os carros eléctricos eram lentos, e que nunca iam chegar aos calcanhares dos seus rivais, a gasolina…? Em 1886, Karl Friedrich Benz inventa o primeiro automóvel movido a gasolina e desde então este passou a ser o combustível mais utilizado, em veículos motorizados. Mas desenganem-se os descrentes dos veículos movidos a electricidade, porque estes podem ser rápidos, muito rápidos até.

A verdade é que, até há bem pouco tempo, os veículos eléctricos eram considerados lentos e com baixa autonomia, por culpa das baterias. Mas com o mercado das baterias em crescimento e a forte aposta das empresas, é de prever que, mais cedo ou mais tarde, possamos ter baterias de alta autonomia.

Estes veículos a energia eléctrica têm várias vantagens e benefícios. É o único “combustí­vel” com zero emissões (portanto é não poluente), e os veículos são muito mais silenciosos e económicos que os movidos a gasolina. Desvantagens como a autonomia, o tempo que demora a recarregar as baterias e os custos finais destes veículos, poderão facilmente serem ultrapassados, com a evolução da tecnologia e a produção em massa.

Mas actualmente já existem motos e carros eléctricos a disputar o pódio, com carros a gasolina.

Temos como exemplo a Killabike, que é uma mota de corrida “drag”, um género tipicamente americano, que consiste numa corrida entre dois carros ou motas, numa pista de 400 metros em linha recta. Esta moto atinge velocidades de, aproximadamente, 272 km/h. Estas velocidades são possíveis devido ao seu motor eléctrico de uma só velocidade, de um conjunto de baterias de lítio.

O X1 prototype é, por sua vez, o carro eléctrico mais rápido do mundo, tendo vencido, em confronto directo, um Ferrari, um Porsche e um Lamborghini, com uma admirável facilidade. Tendo apenas como rival directo o Bugatti Veyron, considerado o carro de estrada mais rápido do mundo.