Investigadores desenvolvem vacina contra o cancro que funciona

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Um grupo de investigadores dos EUA e do Reino Unido estão a desenvolver uma vacina, que é capaz de curar com sucesso, o cancro da próstata.

Apesar de ainda só ter sido testa em ratos, podemos afirmar que este é um enorme passo na procura pela tão aguardada cura para o cancro.

O segredo desta cura está na injeção da pele exterior do vírus, repleta de “livrarias” de ADN, onde parte desse mesmo ADN é retirado de uma próstata saudável. Os investigadores acreditavam que ao colocar o vírus dentro do ADN, estariam a enganar o sistema imunológico do rato, estimulando-o a produzir anticorpos específicos para combater o cancro da próstata.

Pelos vistos estavam corretos. O sistema imunitário do rato apressou-se a produzir anticorpos adequados que destruíram as células cancerígenas, eliminando de vez o cancro.

O facto de esta de esta vacina conter livrarias recombinantes de ADN, específicas para combater o cancro da próstata, impediu que o sistema imunológico do rato produzisse antígenos que atacassem outros órgãos do corpo.

O próximo passo será produzir uma vacina para testar em humanos, que deverá estar pronta dentro de dois anos.

Se esta vacina funciona relativamente ao cancro da próstata, teoricamente também deverá funcionar para outros tipos de cancro. Para tal bastará usar o ADN recombinante, obrigando o corpo a produzir anticorpos específicos para eliminar outros tipos de cancro.

Estas são notícias animadoras, que interessam a pacientes que sofrem desta devastadora doença. Esperemos que a indústria farmacêutica também se mostre interessada e financie o desenvolvimento da mesma.

Via: io9

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários