UEFI testado em Motherboard Sandy Bridge substituindo a usual BIOS

UEFI testado em Motherboard Sandy Bridge substituindo a usual BIOS

4 de Novembro de 2010 2 Por Tiago

Unified Extensible Firmware Interface (ou UEFI) é o nome da nova interface que substituirá as actuais BIOS. Os rumores surgiram em Junho, quando a MSI sugeriu a introdução deste sistema nas suas motherboards Sandy Bridge. Após essa referência, verdade seja dita, que pouco se ouvi falar, acerca da UEFI.

Mas recentemente o website Sueco SweClockers, consegui meter as mãos numa destas motherboards com firmware que virá substituir a actual BIOS. Como irão poder ver no vídeo (a baixo), a motherboard parece ser da marca ASUS. Embora em o vídeo esteja em sueco, pelo menos dá para ficar com uma ideia, de como será nova interface.

Uma das grandes diferenças, da UEFI para a BIOS, é a significativa facilidade como que se pode interagir com esta renovada e amigável interface, sendo esta tem suporte para o rato, e um ambiente bastante mais apelativo. A rapidez de boot (arranque do SO) e a capacidade de arrancar a partir de unidades maiores que 2 TB são outras da significativas vantagens da UEFI. Mas se pretende saber mais sobre as vantagens, reveja o seguinte artigo “UEFI é interface que virá substituir a actual BIOS”.

Fique com o próximo vídeo, onde é possível ficar com uma ideia do potencial, deste sistema.