UEFI é interface que virá substituir a actual BIOS

UEFI é interface que virá substituir a actual BIOS

9 de Junho de 2010 0 Por Tiago

A tecnologia nos últimos anos em crescido a um ritmo alucinante, como por exemplo os componentes informáticos.

Mas como em tudo, há sempre excepções e a BIOS é uma excepção á regra. A BIOS tal como a conhecemos das motherboard dos nosso PC, é armazenada em Flash ROM (memória regravável) desde 1990, que até então era apenas de leitura. Conhecida pela sua estabilidade, esta memória não mais foi substituída até agora.

Mas a evolução exige mais, e a verdade é que as actuais bios parecem pré-históricas. Por isso mesmo a MSI tem vindo a desenvolver um sistema que substitua a bios, permitindo ultrapassar a muitas das limitação da BIOS com um sistema mais actual e intuitivo.

UEFI (United Extensible Firmware Interface) é software que irá substituir a BIOS actual, como interface entre o hardware do seu computador e sistema operacional. Ao contrário da BIOS, a UEFI permite um interface com rato, e em vez de ser escrito em assembly, é escrito em C – o que poderá significar uma maior necessidade de recursos, mas também uma maior flexibilidade.

Segundo a THINQ.co.uk, a MSI irá apresentar as especificações das motherboards Sandy Bridge que vêm com esta tecnologia “no final deste ano” a THINQ refere ainda que a Seagate afirmou que a o UEFI é “um requisito indispensável” para PCs com drives de boot maior do que 2 TB. Esta mudança não deverá ser assim tão radical como parece, mas deverá começar a ser implementado aos poucos nas mais recente boards a sair, de modo a substituir definitivamente a velhinha BIOS.

Para quem quizer saber mais à cerca do UEFI, poderá visitar o site msi.com onde poderá também experenciar os menus do software.

Fonte: engadget.com