Táxi auto-conduzido desenvolvido em universidade Alemã

Táxi auto-conduzido desenvolvido em universidade Alemã

14 de Outubro de 2010 1 Por Tiago

Na Universidade Freie, em Berlim na Alemanha, uma equipe de investigadores decidiu construir um sistema de auto-condução, para implementar num táxi. E foi com sucesso que estes demonstraram ser possível e viável tal tecnologia.

O projecto AutoNOMOS vem rivalizar com os sistemas Google, que pretendem também tornar os veículos auto-suficientes, de forma a dispensarem a intervenção humana no processo de condução. Neste caso, basta pressionar um botão para que este vá buscar a pessoa em questão, e a entregue na direcção pretendida.

Equipado com laser, radar e sensores, este sistema integrado num VW Passat (apelidado de “Made in Germany”) e usa a aplicação Appirion para um iPad que lhe permite fazer todo o trabalho de cálculo de percurso e condução. O funcionamento deste veículo é extremamente simples com poderão ver no próximo vídeo, para tal basta iniciar o programa, seleccionar as coordenadas de destino, e deixar que o carro conduza por si.

Parece frase feita, mas a verdade é que o futuro é agora. Não perca o próximo vídeo, onde é possível ver em pormenor o funcionamento do sistema.