Tubos solares híbridos geram eletricidade e aquecem água

Tubos solares híbridos geram eletricidade e aquecem água

17 de Abril de 2012 1 Por Tiago

Habitualmente são utilizados dois tipos deferente de painéis solares nas nossas casas. Os Fotovoltaicos, que transformam os raios solares e energia elétrica e os Coletores Solares térmicos, que permitem aquecer um edifício ou fornecer água quente.

Mas agora, graças a uma empresa britânica, será possível obter o melhor destas duas tecnologias, a partir de único tubo híbrido ao qual deram o nome de Virtu Tube.

Ao inserir os painéis fotovoltaicos no interior de um tubo de vácuo e com a ajuda da tecnologia “termossifão” para bombear o calor para fora, foi possível manter estes painéis, desenvolvidos pela Naked Energy, na sua eficiência máxima. Desta forma, o calor extraído poderá ser utilizado para outros fins.

Os tubos foram testados no Imperial College de Londres e segundo estes, a regulação da temperatura fornecida pelo termossifão torna os painéis até cerca de 46% mais eficientes que os fotovoltaicos normais (do mesmo tamanho).

Maximizar a eficiência da transferência de calor do tubo, é próximo objetivo da Naked Energy. A tecnologia deverá ser lançada ainda este ano, contudo, não foram reveladas quaisquer perspetivas relativas ao preço do Virtu Tube.

Fonte: Naked Energy