Transforme a sua Radeon HD 6950 numa HD 6970

Transforme a sua Radeon HD 6950 numa HD 6970

28 de Dezembro de 2010 6 Por Tiago

O pessoal da TechPowerUP descobriu uma forma de transformar a placa gráfica AMD Radeon HD 6950, numa HD 6970. O processo é simples, visto que ambas a gráficas partilham o mais recente núcleo Cayman da AMD.

Cayman é o primeiro processador gráfico da AMD a utilizar uma configuração VLIM4 shader. Mas ao contrário da HD 6970, a HD 6950 originalmente vem com a sua unidade shaders bloqueada. Desbloqueando esta unidade, resulta num aumento substancial da sua performance (a unidade shaders está sinalizada a vermelho na imagem abaixo).

Para tal, apenas necessita de actualizar a gráfica HD 6950, com o firmware da HD 6970. Desta forma, a HD 6950 fica com os padrões de referência da HD 6970, desbloqueando a unidade shaders.

Para transformar a sua Radeon HD 6950 numa HD 6970, basta seguir os seguintes passos:

  1. Faça o download do ATI Winflash (32 & 64-bit).
  2. De seguida o download da bios da Radeon HD 6970. A BIOS aqui associada é da gráfica Sapphire e irá funcionar em todos as gráficas de qualquer fornecedor.
  3. Certifique-se de que o interruptor BIOS na placa gráfica está na posição 1 (clique para ver imagem).
  4. Correr o programa ATI Winflash, clicar em Save para guardar o backup sua BIOS actual, para o caso de algo correr mal.
  5. Carregar a nova BIOS da Radeon HD 6970, para dentro do Winflash clicando em Load Image, seguindo os passos do programa.
  6. Espere até que processo de actualização da BIOS termine e de seguida reinicie o sistema.
  7. Confirme o número de shaders através do GPU-Z, O número deverá ser 1536. Deverá usar a versão GPU-Z 0.5.0 ou mais recente, visto que a versão 0.4.9 não apresentará os dados correctos para a série 6900.
  8. Para maximizar a performance, abra o Catalyst Control Center e na opção Overdrive, configure o PowerTune para +20%.
  9. Teste a estabilidade da placa gráfica através de programas e jogos.
Para o caso algo correr mal:

Caso o flash à BIOS corra mal, e a sua placa gráfica deixar de funcionar (por algum motivo), deve seguir os seguintes passos, para que a BIOS da placa gráfica retorne às configurações originais (é nestes casos que é essencial efectuar um backup da BIOS).

  1. Mude o interruptor BIOS para a posição 2 (ver foto acima). Este passo para permite recuperar a BIOS, reinicie o computador. Isso permitirá arrancar gráfica sem problemas.
  2. Inicie em modo Windows/DOS prompt.
  3. Mude novamente o interruptor BIOS, agora para a posição 1, com o sistema em funcionamento e prepare-se para flashar a gráfica.
  4. Efectue o flash da sua placa gráfica através do backup (original) da BIOS previamente realizado.
  5. Reinicie o seu computador. E está pronto a funcionar.

Fonte: TechPowerUP