Cientistas descobrem como transformar luz em matéria

Cientistas descobrem como transformar luz em matéria

22 de Maio de 2014 1 Por Tiago

Gregory Breit e John Wheeler, em 1934, calcularam que é tão simples transformar luz em matéria, como colidir dois fotões de luz, um contra o outro, e criar um eletrão e um positrão.

Os cálculos foram analisados e reanalisados. Contudo, ninguém esperava que, 80 anos depois, esta teoria fosse provada. Pelo menos, não num laboratório. Mesmo Breit e Wheeler achavam impossível.

Contudo, um grupo de cientistas, da universidade Imperial College London, agora acredita ser possível transformar a luz em matéria, através de um novo tipo de colisor de partículas.

Este colisor irá colidir fotões contra fotões, usando um laser de alta energia, em eletrões. O laser irá acelerar os eletrões até uma velocidade pouco inferior à velocidade da luz. A esta velocidade, os eletrões serão direcionados contra a uma placa de ouro, que os transformará em feixes de fotões, altamente ativos.

Hohlraum

Entretanto, outro laser, de alta intensidade, será disparado para dentro de uma câmara de ouro, criando um campo de radiação térmica. Um feixe de fotões flui para dentro da câmara, que por sua vez os coloca em rota de colisão. Assim que os fotões colidem, uns contra os outros, são formados eletrões e positrões.

E é desta forma que se transforma luz em matéria. A descoberta foi feita, por acaso, enquanto os cientistas investigavam a energia de fusão. Mas chegou para provar que a teoria de Breit e Wheeler estava correta.

Poderá questiona-se: porque é que á tão importante transformar a luz em matéria?

A resposta é relativamente simples: a transformação de luz em matéria é algo que aconteceu cerca de 100 segundos após o nascimento do Universo, e ainda acontece em explosões de raios gama. Estas explosões são eventos gigantescos, que ocorrem em galáxias distantes e ainda não têm explicação.

Ao sabermos exatamente o que acontece, quando a luz se transforma em matéria, dar-nos-á uma compreensão mais exata de como e porquê que ocorrem estes enormes explosões. Além disso, dará ainda uma melhor compreensão das físicas que regem o Universo.

Star_Trek_Replicator

Poderá esta descoberta proporcionar o desenvolvimento de um novo tipo de impressoras 3D, que nos permita criar objetos sólidos a partir, exclusivamente, de luz…?

Fonte: Imperial College