Toshiba apresenta o primeiro televisor 3D de 55″ que dispensa óculos

Toshiba apresenta o primeiro televisor 3D de 55″ que dispensa óculos

2 de Setembro de 2011 1 Por Tiago

A empresa de eletrónica japonesa Toshiba, anunciou na hoje na abertura da maior feira de eletrónica da Europa IFA, o primeiro televisor autoestereoscópico de 55 polegadas que despensa óculos 3D.

Apesar de muitos esperarem ansiosamente esta notícia, há já algum tempo, teremos de reconhecer que a tecnologia chega ao mercado mais cedo do que o esperado.

Enquanto se previa um ou dois anos de espera, em relação aos televisores de grandes dimensões, eis que a Toshiba anuncia o lançamento do modelo LED-Backlit 55ZL2 de 55 polegadas autoestereoscópico (que dispensa óculos 3D), já para dezembro.

Ao contrário da tecnologia estereoscópica, que necessite de óculos 3D para produzir duas perspetivas diferentes da mesma imagem, esta inovadora tecnologia é capaz de proporcionar nove perspetivas diferente da mesma imagem, permitindo ver imagens 3D sem óculos em televisores de grandes formatos.

Para obter o total potencial do 3D estereoscópico, tudo depende da posição em que se encontra o espectador. Para tal, a Toshiba incluiu ainda uma camara atrás da tela, que permite localizar e ajustar a imagem à sua posição.

Com os óculos 3D, basta desviar ligeiramente a cabeça para obter imagem dupla, perdendo o efeito estereoscópico. Mas segundo a Toshiba, esta nova tecnologia além de resolver esse problema, permite ainda, que várias pessoas possam obter uma experiencia 3D a partir de diferentes posições.

Mas as novidades não se ficam por aqui, a Toshiba apresenta ainda o modelo 55ZL2 como o primeiro televisor Quad Full High Defination (mais conhecido como 4k2k HD), com uma impressionante resolução de 3840 x 2160. Nada mais, nada menos do que uma resolução quatro vezes superior aos atuais 1080p HDTV.

Mas tudo isto não seria possível, sem ajuda da plataforma de multiprocessamento CEVO-ENGINE, que da conta de todos cálculos internos, proporcionando a melhor qualidade de imagem possível.

O televisor Toshiba 55ZL2 será lançado, em dezembro na Europa e posteriormente nos Estados Unidos e deverá custar 7.999 euros. É este o preço a pagar por duas incríveis e inéditas inovações tecnológicas, num único televisor.