Torres solares 3D geram 20 vezes mais energia que os painéis

Torres solares 3D geram 20 vezes mais energia que os painéis

29 de Março de 2012 1 Por Tiago

Quando falamos em energia solar, a primeira coisa de que nos lembramos são aqueles painéis planos fixados nos telhos das casas, usados para captar energia da luz Solar, transformando-a em energia elétrica.

Mas segundo um grupo de investigadores do MIT, essa não é a forma mais eficiente de captar energia solar. Este grupo descobriu que ao utilizar muitos painéis, mais pequenos, dispostos em diferentes posições, seria possível gerar entre 2 a 20 vezes mais energia.

Geralmente, os painéis solares planos são posicionados de forma a encarar o Sol de frente, quando este se encontra no seu pico de intensidade máxima. Já esta nova tecnologia “tridimensional”, em forma de torre, permite que os painéis sejam posicionados de diferentes ângulos, tornando-os muito mais eficientes na captação dos raios solares, mesmo em dias nublados ou quando Sol está mais baixo.

O principal objetivo desta pesquisa, consistia na criação de um gerador mais eficiente a captar e fornecer energia. Desta forma, os investigadores do MIT desenvolveram esta torre que além de captarem até 20 vezes mais energia, é capaz de proporcionar fluxos mais suaves de energia, durante períodos de tempo mais prolongados.

Durante o estudo, os investigadores usaram um sistema de modelagem computacional, para determinar o formato ideal do dispositivo. Após testarem várias ideias diferentes, no telhado do laboratório do MIT, chegaram à conclusão de que com esta torre, era possível alcançar os objetivos a que se propuseram.

A torre pode ainda ser dobrada até ficar num formato plano, facilitando o seu transporte, e quando se encontrar no local desejado, poderá ser novamente estendida para o seu tamanho normal.

Fonte: MIT
Créditos de imagem: Allegra Boverman