Fique a saber todo acerca dos alimentos que ingere através do protótipo NutriSmart

Fique a saber todo acerca dos alimentos que ingere através do protótipo NutriSmart

31 de Maio de 2011 1 Por Tiago

Desenvolvida pelo estudante de engenharia de design Hannes Harms, aluno no Royal College of Art em Londres, a tecnologia NutriSmart funciona através de etiquetas RFDI comestíveis, e poderão ser incorporadas na nossa comida.

A ideia de Hannes era criar um sistema que pudesse identificar e descrever, tudo que disser respeito aos alimentos que iremos ingerir. As etiquetas terão como função, informar-nos acerca do número de calorias, valores nutricionais, potências perigos de alergia e validade de todos os alimentos.

As etiquetas RFID (IDentificação por RadioFrequência), já são utilizadas em toalhas de hotel, fichas de póquer, entre outras, para identificação. E estão agora a ser testadas, nos nossos alimentos.

Este poderá ser um valioso utensílio, para controlar (com rigor e exatidão) das nossas dietas, equilibra a nossa alimentação a nível nutritivo, livrar-nos de uma ida ao hospital (ou bem pior) ao avisar-nos de que somos alérgicos a um determinado alimento e indicar-nos de que o(s) alimento(s) que estamos prestes a ingerir, já se encontra(m) fora do prazo de validade.

Mas os benefícios não se ficam por aqui, com a ajuda desta etiquetas RFDI seria possível aos frigoríficos (inteligentes) alertar o seu proprietário, de que o stock de um determina do alimento (ou vários) está a terminar. Com um pouco mais de imaginação, seria possível ainda, que o frigorífico os encomendasse diretamente ao supermercado, mas esta parte já sou eu a divagar.

O conceito NutriSmart inclui ainda uma placa inteligente, capaz de ler, gravar e transmitir a informação contida no alimento, que lhe for colocado em cima. Todos estes dados gravados, podem ser enviados para um computador ou smartphone, podendo posteriormente ser analisados por si.

Fique já a seguir como vídeo a respeito do protótipo NutriSmart.

Fonte: HannesRemote (Vimeo) | Via: engadget.com