Tinta para desenhar circuitos elétricos condutores em várias superfícies

Tinta para desenhar circuitos elétricos condutores em várias superfícies

5 de Julho de 2011 2 Por Tiago

Uma equipa de investigadores da Universidade de Illinois, nos EUA desenvolveu uma nova tinta condutora de eletricidade, que permite desenhar as pistas de um circuito eletrónico, em variados tipos de superfície.

Construir uma placa de circuito impresso (PCB) tem muito que se lhe diga, especialmente se esta for feita “artesanalmente”. Todo o processo de desenvolvimento de uma PCB pode ser moroso e até frustrante (quando não corre como o desejado), mas esta nova técnica vem mudar tudo.

Além de tornar o processo de construção de uma PCB bem mais rápido e simples, esta nova tinta pode ser aplicada em vários tipos de material, desde papel, madeira, plástico, variadas superfícies flexíveis, entre outros.

Será possível aplicar a tinta através de uma caneta, mas o objetivo principal, é adaptação da mesma os tinteiros das impressoras. Uma vez disponível para venda no marcado, esta tinta poderá tornar-se rapidamente a opção principal, para a produção de PCBs, tanto a nível caseiro como industrial.

Para provar que a tinta condutora prateada funciona mesmo, o grupo de investigadores desenhou um circuito electrónico num pedaço de papel, onde posteriormente foram colocados LEDs, o circuito elétrico foi ligado a uma bateria e “voila” fez-se luz.

As aplicações são inúmeras e podem alterar por completo a forma como são desenvolvidos e implementados os circuitos elétricos no interior dos dispositivos electrónicos.

Via BBC