Televisores e tecnologia 3D

Televisores e tecnologia 3D

4 de Março de 2010 1 Por Tiago

Foram apresentadas ao mundo, durante a feira de tecnologia CES em Janeiro, vários monitores e televisores 3D. A Panasonic acabou por levar o prémio CNET Best of CES (a mais alta distinção desta feira), atribuído à sua proposta 3D, o televisor Panasonic VT 25. Esta proposta já vinha sendo anunciada desde o ano passado, e é de esperar que comece a ser comercializada a partir da primavera. Apesar de também a Sony, Samsung, LG e Toshiba terem apresentado os seus modelos 3D, foi a Panasonic que levou o prémio de melhor produto 2010.

A indústria cinematográfica tem vindo a apostar fortemente na tecnologia 3D, com o intuito de levar ainda mais gente ao cinema. Filmes como Avatar, Alice no País das Maravilhas, Shrek 4, Toy Story 3, entre outros, são a prova disso mesmo.

Também as empresas de videojogos apostam em 3D. A Crytek, empresa reconhecida pela saga Crysis e Far Cry, anunciou esta semana que, com o CryENGINE 3, os seus jogos terão suporte total 3D.

Esta tecnologia consiste na elaboração de imagens de duas dimensões, de forma a dar a ilusão de ser a três dimensões. Numa imagem a duas dimensões só temos a percepção da altura e largura, como uma representação gráfica (x e y), enquanto nas imagens 3D temos a percepção de mais uma dimensão, a profundidade (z). A tecnologia 3D funciona com a sobreposição de imagens, em ângulos diferentes, de tal forma que, com a ajuda de óculos especiais, cada olho vê uma imagem diferente.

Em Portugal, a PT e a Zon, também apostam nesta tecnologia, criando canais 3D, mesmo não havendo conteúdo suficiente para 24h de emissão, como afirma Rodrigo Costa, presidente executivo da Zon.