Gigantesco Telescópio de Trinta Metros será construído no Havaí

Gigantesco Telescópio de Trinta Metros será construído no Havaí

16 de Abril de 2013 2 Por Tiago

Telescópio de Trinta Metros - 01

O projeto Telescópio de Trinta Metros tem vindo a ser desenvolvido há já quase 20 anos. Este gigantesco telescópio, com um espelho de 30 metros de diâmetro, promete trazer uma nova perspetiva e novos dados relativos ao Universo, a uma escala astronómica.

Com este instrumento, os astrónomos serão capazes de ver até 13 000 000 000 anos, para trás no tempo. Uma marca nunca antes conseguida. O Telescópio de Trinta Metros (ou TMT) terá a capacidade detetar a luz mais fraca, mais distante e mais antiga dos confins do Universo.

Telescópio de Trinta Metros - 03

Além de nos permitir “viajar no tempo”, este supertelescópio poderá também, ser usado para investigar:

  • A meteria negra;
  • Energia negra;
  • A relação entre os buracos negros supermassivos e as suas galáxias;
  • Investigar cada estrela, individualmente, até 30 milhões de anos-luz de distância;
  • Ver os exoplanetas com muito mais detalhe;
  • Fornecer novas informações relativas a objetos da Cintura de Kuiper (comentas por exemplo), localizados em torno de Plutão;
  • E muitos mais.

Apesar de todos estes argumentos favoráveis, a construção do TMT provocou alguma controvérsia. Grupos locais, opuseram-se à sua construção, no observatório astronómico de Mauna Kea, localizado no topo do vulcão, da Ilha Grande do Havai. Estes alegam questões ambientais e culturais, em processo desde 2011.

Mesmo assim, a construção do Telescópio de Trinta Metros está programada para ter início em Abril de 2014. Deveremos ter acesso às primeiras imagens, captadas através do TMT, a partir de 2018.

Fonte: TMT