Gigantesco Telescópio de Trinta Metros será construído no Havaí
O projeto Telescópio de Trinta Metros tem vindo a ser desenvolvido há já quase 20 anos. Este gigantesco telescópio, com um espelho de 30 metros de diâmetro, promete trazer uma nova perspetiva e novos dados relativos ao Universo, a uma escala astronómica.
Com este instrumento, os astrónomos serão capazes de ver até 13 000 000 000 anos, para trás no tempo. Uma marca nunca antes conseguida. O Telescópio de Trinta Metros (ou TMT) terá a capacidade detetar a luz mais fraca, mais distante e mais antiga dos confins do Universo.
Além de nos permitir “viajar no tempo”, este supertelescópio poderá também, ser usado para investigar:
- A meteria negra;
- Energia negra;
- A relação entre os buracos negros supermassivos e as suas galáxias;
- Investigar cada estrela, individualmente, até 30 milhões de anos-luz de distância;
- Ver os exoplanetas com muito mais detalhe;
- Fornecer novas informações relativas a objetos da Cintura de Kuiper (comentas por exemplo), localizados em torno de Plutão;
- E muitos mais.
Apesar de todos estes argumentos favoráveis, a construção do TMT provocou alguma controvérsia. Grupos locais, opuseram-se à sua construção, no observatório astronómico de Mauna Kea, localizado no topo do vulcão, da Ilha Grande do Havai. Estes alegam questões ambientais e culturais, em processo desde 2011.
Mesmo assim, a construção do Telescópio de Trinta Metros está programada para ter início em Abril de 2014. Deveremos ter acesso às primeiras imagens, captadas através do TMT, a partir de 2018.
Fonte: TMT
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista