Telescópio espacial Sentinel irá mapear e prever possíveis impactos de asteroides com a Terra

Telescópio espacial Sentinel irá mapear e prever possíveis impactos de asteroides com a Terra

2 de Julho de 2012 0 Por Tiago

Cientistas e agências espaciais de todo o mundo parecem levar cada vez mais a sério, o potencial perigo de possíveis asteroides desgovernados, em rota de colisão com a Terra.

Por esse motivo, a B612 Foundation anunciou recentemente que planeia construir e lançar o Sentinel, um novo telescópio espacial que irá mapear e catalogar os asteroides do nosso Sistema Solar, de forma a poder prever possíveis impactos com a Terra.

Com a ajuda do novo telescópio espacial Sentinel e de um software, desenhado especificamente para prever a orbita de todos os esteroides encontrados, será possível saber se irão ocorrer grandes impactos, de asteroide com a Terra durante os próximos 100 anos.

O telescópio começará a ser construído no final deste ano e segundo os cientistas, deverá demorar cerca de 5 anos até estar finalizado. Após ser enviado para o espaço, o Sentinel irá orbitar o Sol em busca de asteroide, mapeando e catalogando-os durante 5 anos, de forma a prever com precisão as suas orbitas.

Caso sejam encontrados asteroides, potencialmente perigosos para nos, os cientista poderão estudar a melhor forma de os desviar, ou simplesmente corrigir a sua rota, e salvar-nos de um possível final apocalítico.

Deixe-se ficar com o próximo vídeo, onde a explica da Missão Sentinel, que será levada a cabo pela B612 Foundation.

Fonte: B612 Foundation