Tecnologia Portuguesa Multi-Toque.

Tecnologia Portuguesa Multi-Toque.

12 de Fevereiro de 2010 1 Por Tiago

Empresa portuguesa aposta na tecnologia multi-toque. A Edigma vai investir no mercado internacional com uma solução multi-toque, o DISPLAX Multitouch Technology. Esta invenção permite transformar qualquer material não-condutor numa superfície multi-toque interactiva,  podendo ser aplicada a uma variedade de superfícies planas e curvas, incluindo vidro, plástico e madeira.

É capaz de detectar 16 dedos simultaneamente, numa tela de 50″ e é capaz de detectar um sopro sobre a superfície, medindo a intensidade e a direcção do fluxo de ar.

Com medidas a partir dos 35 cm até 3 metros de diâmetro e mais fino do que o papel (100 mícrones), pode ser aplicado em qualquer superfície transparente, e sendo totalmente transparente não interfere no visor.  É ainda bastante leve pesando 300g, o que o torna extremamente portátil. Funciona em qualquer circunstância, e não é afectado pela luz.

As aplicações podem ser inúmeras, mas esta tecnologia foi desenvolvida para ser aplicada principalmente em LDCs, tornando as experiências com as plataformas audiovisual e jogos mais interactivas.

DISPLAX Multitouch Technology funciona por meio de uma rede de nano fios incorporado numa fina película de polímero-de-papel. Cada vez que se coloca um dedo ou sopra sobre a superfície, uma pequena perturbação eléctrica é detectada, permitindo a identificação do movimento e direcção do fluxo de ar.

Da ficção de Steven Spielberg à realidade, criada por esta empresa Portuguesa.