Superlente acústica feita a partir de latas de refrigerante para mover objetos

Superlente acústica feita a partir de latas de refrigerante para mover objetos

17 de Julho de 2011 1 Por Tiago

Um grupo de investigadores franceses do Institute Langevin em Paris está a desenvolver um sistema controlo de ondas evanescentes, de forma a focar energia acústica.

Designado como uma superlente acústica, este sistema permite focar o áudio num espaço muito mais pequeno do que o habitual, proporcionando uma concentração de energia acústica bastante grande.

Para construir esta superlente, os investigadores utilizaram latas de refrigerante, que segundo os mesmos funcionam de forma ressonante entre 340 a 420 Hz, o que permite direcionar o volume áudio, para um ponto específico com apenas alguns centímetros de diâmetro.

Para fazer esta experiencia, os investigadores usaram 49 latas de refrigerante, formando uma área quadrada de 7 por 7 latas e 8 altifalantes dispostos de forma precisa em torno das mesmas.

Segundo Geoffroy Lerosey do Institute Langevin, o campo acústico gerado pelas latas não só é mais preciso, como é mais forte do que qualquer outro sistema habitual de focagem.

Assim que estiver completa, a superlente acústica deverá ser capaz mover objetos físicos. Mas o mais importante, segundo Lerosey, é que “nos dará a possibilidade de manipular o som de uma forma nunca antes conseguida”.

Via: PhysicsWorld