Supercomputadores simulam 2 mil milhões de anos de formação de uma galáxia

Supercomputadores simulam 2 mil milhões de anos de formação de uma galáxia

30 de Maio de 2013 1 Por Tiago

Simulação da formação de galaxias - JPL NASA

Diretamente do laboratório Jet Propulsion Laboratory (JPL), da NASA, chega-nos um vídeo que mostra a formação de uma Galáxia, durante os primeiros 2 mil milhões de anos de existência do Universo.

Este evento cósmico simulado foi recriado com recurso a supercomputadores, capazes de simular, detalhadamente, todas as forças gravitacionais implícitas de milhões de corpos celestes, como estrelas, buracos negros, galáxias, entre outros.

Foi necessária a utilização de centenas de processadores, que trabalharam incansavelmente, durante meses, para nos brindar com um pequeno vídeo, onde foram comprimidos 2 mil milhões de anos de evolução de uma Galáxia.

Após concluírem esta simulação, os cientistas puderam descobrir que, durante a sua formação, as Galáxias parecem canalizar gases frios, nos seus núcleos, por meio de filamentos em espiral.

Embora os astrónomos nunca tivessem visto a exata forma dos filamentos, os cientistas do laboratório JPL, sabia que estes teriam um formato em espiral, idêntico a uma palhinha em espiral. Agora, os filamentos fazem parte de uma nova teoria sobre a formação das galáxias.

Segundo a velha teoria:

  • Os gases vão gerando calor e velocidade, depois explodem e, finalmente, estabelece-se no núcleo da Galáxia.

Segundo a nova teoria:

  • Tudo funciona através da hipótese “modo frio”, em que os gases não aquecidos são canalizados diretamente para o núcleo da Galáxia, em vez de lá permanecer, após se tornar mais enérgico.

A teoria modo frio parece encaixar-se melhor com a realidade, que a sua antecessora e responde a perguntas relacionadas com os limites exteriores das galáxias, entre outras. Esta nova teoria poderá ser confirmada através da ajuda dos telescópios.

Na hipótese de esta teoria vir mesmo a ser confirmada, para os cientistas será mais um passo rumo à compreensão do Universo e da sua estrutura.

Fique com o vídeo desta incrível simulação galáctica.

Via: JPL