Supercomputador Watson da IBM a “estudar” para diagnosticar doenças

Supercomputador Watson da IBM a “estudar” para diagnosticar doenças

26 de Maio de 2011 2 Por Tiago

Watson, o supercomputador da IBM que tem batido adversários humanos no jogo trivial Jeopardy, irá, a partir de agora desempenhar a nova função de diagnóstico médico.

Depois de se ter “formado” em cultura geral, este devorador de enciclopédias, livros de história, entre outros, irá preparar-se para o “exame” de medicina. Watson está a carregar a sua base de dados com livros médicos, revistas de medicina, sites e fóruns médicos para que dentro em breve se possa tornar um perito nas ciências médicas.

Depois de demonstrar (com um estrondoso êxito) das habilidades de Watson no jogo Jeopardy, a IBM decidiu arriscar as suas aptidões lógicas em algo um pouco mais útil, como por exemplo, o diagnóstico de doenças.

Tal como acontece no jogo Jeopardy, Watson irá analisar toda a sua extensa base de dados, de forma a encontrar todos os temas relacionados com a questão que lhe foi colocada. Por fim, entre todas as respostas possíveis, o supercomputador da IBM irá calcular e determinar qual a resposta com maior percentagem de assertividade. Tudo isto em apenas algumas frações de segundo.

Faltam ainda alguns anos, para que o Dr. Watson complete o “doutoramento” e passe a exercer a sua nova atividade. Mas espera-se que quando isso acontecer, este tenha um tremendo impacto no mundo da medicina.

Além disso, no futuro esta base de dados poderá ser bastante útil para médicos, permitindo-lhes “ter à mão” todo o conhecimento que diz respeito, a todas as doenças conhecidas.