SSDs 300% mais rápidos com um simples update do firmware

SSDs 300% mais rápidos com um simples update do firmware

26 de Maio de 2014 1 Por Tiago

Um grupo de cientista, da Universidade Chuo no Japão, descobriu uma nova forma de tornar as unidades de armazenamento, Solid-State Drives (SSD), três vezes mais rápidas. Graças a uma nova forma de gerenciamento de dados, é possível obter velocidade de até 1.5 Gb/s.

Além de velocidades maiores, os cientistas afirmam que com estas mudanças, baseadas puramente em software, é possível baixar os consumos dos SSDs, até 60%. Segundo os mesmos, para obter estes ganhos bastará um simples update do firmware.

Esta espécie de upgrade irá funcionar em todos os SSDs, mesmo os antigos.

    • Num SSD comum (atual) os dados não podem ser substituídos diretamente nos chips NAND (das próprias drives). Em vez disso, os mesmos são gravados numa “área limpa”, enquanto a “área antiga é formatada”.

Este processo aumenta o volume de dados fragmentados e (consequentemente) diminui a performance e o tempo de vida útil do SSD.

    • Através do novo processo, conhecido como “misturador de endereços de bloco lógico”, os dados são impedidos de serem gravados numa nova “página”, a menos que seja absolutamente necessário. Em vez disso, os dados são colocados num bloco, de forma a serem apagados e consolidados, no próximo varrimento.

Este processo permite reduzir as cópias de arquivos (nos bastidores), resultando num melhor desempenho ocioso, durante trabalhos intensivos, e aumento da vida útil do SSD.

Através de um conjunto de testes de performance os cientistas, da Universidade de Chuo, concluíram que o novo sistema de gerenciamento permite aumentar as velocidades dos SSDs até 300%.

Tendo em conta que estes desempenhos são atingidos graças a uma melhoria do software, é possível que, dentro em breve, os SSDs (novos e antigos) sofram uma atualização do seu firmware. Se tem ou pretende comprar um SSD, fique atento.

Via: neowin.net