Sony desenvolve laser azul-violeta que permite discos de 1TB

Sony desenvolve laser azul-violeta que permite discos de 1TB

25 de Julho de 2010 4 Por Tiago

Para muitos, o ideal era que os discos ópticos como Blu-ray por exemplo, acabassem definitivamente, mas a Sony acaba de mostrar precisamente o contrário. Com os olhos no futuro a Sony e a Universidade de Tohoku desenvolveram um laser azul-violeta capaz de uma potência de 100 watts de saída. Pode não parecer muito para quem não está muito por dentro do assunto, mas na prática é cerca de 100 vezes mais potente que o maior laser azul-violeta de pulso convencional do mundo.

Em comunicado à imprensa, a Sony revelou que o resultado dos testes a esta tecnologia proporcionará uma grande capacidade armazenamento para discos ópticos, mas ou mesmo tempos não foram revelados quais queres valores nominais dos mesmos. Em conclusão aos relatórios efectuados por várias agências de notícias japonesas, estima-se que o armazenamento será o equivalente a 20 vezes superior aos actuais discos de armazenamentos Blu-ray, cerca de 1 TB.

Para infelicidade de muitos, parece que ainda não é desta, que os discos ópticos vão ceder definitivamente o seu lugar, às unidades de armazenamento em estado sólido.

Via: engadget.com
Fonte: Sony, Universidade Tohoku