Sonda espacial com câmara de mil milhões de pixéis irá detetar 10 novos planetas por dia

Sonda espacial com câmara de mil milhões de pixéis irá detetar 10 novos planetas por dia

8 de Julho de 2011 1 Por Tiago

Gaia é o nome da nova sonda espacial que irá ser lançada pela ESA (Agencia Espacial Europeia), incorporando uma câmara com mil milhões de pixéis, um dos maiores sensores digitais alguma vez construídos.

A sonda espacial Gaia será enviada para o espaço, com o intuito de descobrir 15 mil novos planeta, durante o período de missão de 5 anos.

Com 3 metros de largura, o sensor digital de Gaia composto por 106 detetores CCD, será capaz de medir com precisão, a espessura de um cabelo humano mais de 1000 quilómetros de distância, ou ainda, distinguir um cêntimo no chão terrestre a partir da Lua.

Quando entrar na orbita terrestre em 2013, Gaia vai passar seguintes 5 anos, a criar um mapa tridimensional da nossa galáxia (Via Láctea) com mais de mil milhões de estrelas. Espera-se ainda, que a sonda seja capaz de detetar uma média de 250 quasares, 30 anãs marrons, 10 estrelas orbitadas por planetas e 10 explosões de estrelas noutras galáxias, todos os dias.

Além de uma visão mais detalhada do espaço, Gaia irá proporcionar também, uma oportunidade de conhecer melhor muitos dos fenómenos que ocorrem todos os dias nos espaço e que (até agora) não tinha-mos a oportunidade de ver.

Será desta, que iremos encontrar vida noutros planetas?

Fonte: ESA Gaia