SmartAR a espetacular tecnologia de Realidade Aumentada da Sony

SmartAR a espetacular tecnologia de Realidade Aumentada da Sony

25 de Maio de 2011 0 Por Tiago

A Sony apresentou uma nova demonstração da tecnologia SmartAR. Esta versão melhorada vela a experiencia da realidade aumentada a outro nível.

AR é a signa escolhida pela Sony, que significa Augmented Reality (Realidade Aumentada) e Smart porque consegue interagir e reconhecer (inteligentemente) com o mundo em seu redor.

Neste novo demo ao vivo, a Sony demonstrou que a sua tecnologia SmartAR já é capaz de reconhecer objetos como cartazes, quadros, livros, copos e livros em vez do habitual cartão AR.

Esta tecnologia tem agora capacidade de reconhecer diversos objetos ao mesmo tempo, o que lhe permite interagir naturalmente com o mundo real. No vídeo abaixo, vemos uma demonstração, onde varias bolas (virtuais) saltam de dentro de um copo (real) pousado em cima de uma mesa (real).

Ao cair, as bolas ressaltam em cima da mesa e dos livros caindo posteriormente para o chão. Quando um livro é inclinado, as bolas ressaltam de forma realística noutras direções.

Os objetos virtuais apresentam uma dimensão tridimensional, que é constatada quando estes são inclinados em diferentes ângulos. A demonstração mostra ainda, que os menus pop-up da tecnologia SmartAR da Sony, não necessitam de permanecer visíveis, depois de estes deixarem o campo de visão do espetador.

É possível usar esta tecnologia, em ecrãs ou em óculos de realidade virtual. Ao que parece, a Sony está a desenvolver um sistema base, de realidade aumentada, que poderá vir a ser bastante útil num futuro próximo.

Pelo menos enquanto a tecnologia holográfica, não está suficientemente desenvolvida.