Sistema de realidade aumentada da Canon permite manipular objetos virtuais 3D

Sistema de realidade aumentada da Canon permite manipular objetos virtuais 3D

25 de Junho de 2012 1 Por Tiago

A Realidade Aumentada (RA) encontra-se “cada vez mais na moda”, no atual mundo da tecnologia, e é cada vez maior o número de periféricos e sistemas, que permitem uma interação entre o mundo real e o virtual.

Já na semana passada havia mostrado um sistema que integra uma luva (ao estilo Minority Report) e um iPad, para controlo e manipulação de objetos virtuais 3D, num espaço físico real. Agora, a Canon pretende elevar a tecnologia RA a outro nível, com o seu novo sistema de Mixed Reality (MR).

Este sistema, desenvolvido pela Canon em Tóquio, requere a utilização do um par de óculos de realidade virtual e um periférico (uma espécie de rato com antenas) que permite interagir diretamente com os componentes virtuais, dentro do mundo real, através da Realidade Aumentada.

De acordo a demonstração da Canon, gravado e comentado pelo site DigInfo (vídeo abaixo), o sistema MR permite visualizar objetos virtuais (neste caso um automóvel) em toda a sua volumetria tridimensional e ao mesmo tempo manipula-los.

No vídeo, poderão ver uma equipa de designers e engenheiros a fazer uso do sistema, que permite uma perspetiva quase real do exterior e interior de um veículo conceptual virtual. No futuro, o sistema MR também poderá ser utilizado para fins médicos, entre muitos outros, o céu será o limite (ou não).

Apesar de já se encontrar à venda, a Canon não revelou o preço do sistema de Mixed Reality (ou Realidade Mista). Deixe-se ficar o com o vídeo.

Fonte: Canon News