Sistema de multiprojeção 3D cria imagem holográfica

Sistema de multiprojeção 3D cria imagem holográfica

18 de Março de 2011 0 Por Tiago

Enquanto o mercado é empanturrado de ecrãs 3D (que na verdade apenas criam um ilusão de profundidade da imagem), um novo sistema de multiprojeção que está a ser desenvolvido por um grupo de investigadores, cria imagens 3D “verdadeiras”.

Usando múltiplos projetores e nevoeiro artificial, é possível criar imagens tridimensionais, passíveis de serem visualizadas de qualquer ângulo.

A tecnologia não é inteiramente nova. Apelidada de FogScreen, uma tecnologia desenvolvida em 2007, basicamente funcionava com o recurso a um projetor normal, que em vez de ser exibido numa tela comum, era exibido numa fonte ou nevoeiro.

Mas este grupo de investigadores da Universidade de Osaka lembrou-se de fazer algo ligeiramente diferente, ao fundir as tecnologias FogScreen e 3D. Desta forma, com a ajuda de vários projetores a exibirem imagens ligeiramente diferentes, em torno de um cilindro de nevoeiro, foi possível criar uma imagem 3D “verdadeira”.

O funcionamento deste sistema, reside na interação entre a luz emitida pelos projetores e a névoa expelida por um tubo cilíndrico, que em vez de se espalhar, rebate numa direção especifica.

Desta forma, é possível ao espectador contornar a imagem 3D que paira magicamente no ar e visualiza-la de qualquer perspectiva, como se ali estivesse realmente um coelho. Quanto maior o numero de usados no sistema, maior resolução de imagem final.

No vídeo abaixo, terão a oportunidade ver o sistema de multiprojeção 3D em funcionamento.