Sifteo – Cubos computadorizados para jogar

Sifteo – Cubos computadorizados para jogar

8 de Janeiro de 2011 1 Por Tiago

Sifteo são pequenos computadores interactivos, em forma de cubo. Esta tecnologia foi criada para um projecto de pós-graduação, na Universidade de Stanford, que em seguida migrou para o Media Lab do MIT.

Ao contrário da grande maioria destes projectos, os blocos interactivos Sifteo estão (agora) disponíveis para venda. 

Cada um destes minúsculos computadores incorpora: a sua própria CPU, ecrã com resolução de 128 x 128, Wi-Fi, acelerómetros de três eixos e baterias recarregáveis (com uma autonomia de cerca de quatro horas). 

Os blocos Sifteo pesam apenas 35 gramas (cada), o que facilita o seu manuseamento (sendo esse o seu verdadeiro propósito). Eles comunicam entre si, permitindo fazer diferentes combinações em inúmeros jogos diferentes.

Quanto mais cubos houver, maiores serão os desafios e características dos jogos, além de permitir que um maior número de pessoas jogue em simultâneo. Os jogos podem ser adquiridos a partir de uma loja on-line e para tal basta fazer o download dos mesmos para o seu computador e transmiti-los via wireless para os cubos Sifteo.

Desenvolvidos para uma utilização “amigável”, é possível comprar 3 destes cubos e a unidade de recarregamento (capaz de recarregar até 6 cubos em simultâneo), por cerca de $150 (cerca de € 116). Cada cubo adicional custa cerca de $ 50 (cerca de € 39).

Se está interessado em comprar os cubos Sifteo, terá de esperar pela próxima remessa, uma vez que a primeira se esgotou em apenas algumas horas. Espera-se que a empresa retome a produção no início deste ano.