SETI suspende busca de vida extraterrestre inteligente

SETI suspende busca de vida extraterrestre inteligente

27 de Abril de 2011 1 Por Tiago

A grave crise financeira mundial tem afetado tudo e todos e nem mesmo o SETI (o programa que tem como principal objetivo analisar sinais de rádio, captados por radiotelescópios terrestres) escapa a este problema.

A falta de fundos obrigou os cientistas do Instituto SETI na Califórnia, a fechar o Allen Telescope Array. Portanto, a busca por vida extraterrestre inteligente, ficará temporariamente suspensa.

A matriz de 42 radiotelescópios têm vindo a perscrutar os céus, em busca do mais ínfimo sinal de vida inteligente, desde 2007. Recentemente, os investigadores do SETI preparavam-se para virar as suas atenções para os planetas recém identificados pela missão Kepler da NASA.

Mas tal não acontecerá, porque para manter o Allen Telescope Array em funcionamento por um ano, os investidores terão de desembolsar 1,5 milhões de dólares (cerca meio cêntimo US por cada cidadão americano).

Por enquanto, todos os radiotelescópios estarão desligados, na esperança de que os ETs não se lembrem de enviar sinais inteligentes logo agora…

Fonte: CNET News