Sesto Elemento o novo supercarro da Lamborghini (edição muito limitada)

Sesto Elemento o novo supercarro da Lamborghini (edição muito limitada)

21 de Setembro de 2011 1 Por Tiago

Durante a apresentação do novo Lamborghini Gallardo LP 570-4 Super Trofeo Stradale no Salão Automóvel de Frankfurt 2011, o presidente e diretor-geral da Automobili Lamborghini Stephan Winkelmann, anunciou também o início da produção do modelo Lamborghini Sesto Elemento (Sexto Elemento).

O conceito Sesto Elemento havia sido apresentado no Salão Automóvel de Paris 2010, apenas com um “demonstrador de tecnologia” para mostrar que a Lamborghini era capaz de construir um veículo em fibra de carbono com um peso total bruto inferior a 1000kg.

A combinação entre o seu (peso-pluma) de apenas 999kg e o motor V10 de 5.2 litros com 419 kW de potência do Gallardo resultou numa relação peso/potência de 1.75 kg por cavalo de potência.

Graças aos seus 570cv de potência e 540Nm de torque, o Sesto Elemento é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.2 segundo e atingir velocidades máximas superiores a 300 km/h.

Sesto Elemento recebeu este (curioso) nome, devido ao facto de ter sido construído amplamente em fibra de carbono e o carbono é o sexto elemento na tabela periódica.

Tal com havia sido declarado na sua apresentação, Sesto Elemento não é um veículo legal para a estrada, pelo que se destina apenas às pistas. Mas tal característica não impediu o surgimento de inúmeras propostas de compradores, levando a Lamborghini a iniciar uma produção limitada deste supercarro.

Segundo Winkelmann, “O excelente feedback e os inúmeros pedidos que tivemos dos nossos clientes, realmente convenceu-nos a embarcar no desafio de produzir um veículo com características únicas”.

Se estava a pensar em juntar os trocos da sua carteira para comprar esta máquina, pode desde já desistir. A Lamborghini produziu quantidade limitada de apenas 20 carros e já estão todos reservados.

Apesar de a marca italiana não ter revelado o seu preço, de acordo com a revista alemã Auto Motor Und Sport, Sesto Elemento terá um custo final de 1.9 milhões de euros. O novo superdesportivo da Lamborghini começará a ser entregue no início de 2013.

Deixe-se ficar com algumas das imagens do exótico Sesto Elemento.