Sensor Kinect poderá melhor precisão e segurança dos raios-X

Sensor Kinect poderá melhor precisão e segurança dos raios-X

2 de Dezembro de 2015 0 Por Tiago

Cientistas desenvolvem um método inteligente para evita que os pacientes passem mais tempo que o necessário em frente a uma máquina de raios-X. E para isso, estão a utilizar o sensor Kinect, desenvolvido pela Microsoft para os jogos da Xbox.

Este método utiliza a câmara, com sensor de profundidade, Kinect para medir tanto o movimento como espessura do corpo. Desta forma, os médicos poderão obter radiografias de alta qualidade, usando o mínimo de radiação possível.

Esta tecnologia poderá beneficiar todos os pacientes. Mas em partículas crianças, por serem mais sensíveis às fortes emissões de radiação. A capacidade de medição do Kinect, permitirá adequar os raios-X ao tamanho e espessura de uma área especifica do corpo.

Embora o sensor esteja presente no mercado, há já uns anos, os cientistas, da Universidade de Washington em St. Louis nos EUA, esperam muito trabalho pela frente, antes de considerarem que esta tecnologia estará pronta a ser disponibilizada.

Atualmente os cientistas utilizam ainda a versão 1.0, contudo já receberam fundos para investir em novos recursos. O novo Microsoft Kinect 2.0 fará parte dos principais investimentos e, esta forma, continuarem a desenvolver/melhorar esta investigação.

Se é radiologista ou dentista, não se preocupe, não terá de substituir todo o seu equipamento. De acordo com os investigadores, esta tecnologia adaptar-se-á tanto aos novos equipamentos como os mais antigos.

Esta é só mais uma adaptação prática da tecnologia Kinect. Para os cientistas, os ganhos são notórios. Melhorar a qualidade dos raios-X e, ao mesmo tempo, reduzir a exposição do paciente à radiação.

Fonte: Universidade de Washington em St. Louis