Sonda SDO da NASA capta erupção solar intensa
Uma nova explosão solar, de nível de radiação médio, foi captado pela sonda Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA. A erupção ocorreu precisamente às 8h16 minutos (em Portugal), do passado dia 11 de Abril.
Segundo a NASA, “Esta imagem mostra uma combinação de luz em comprimentos de onda de 131 a 171 Angstrom”.
As erupções solares são poderosas explosões de radiação, que ocorrem na superfície do Sol. Esta radiação não consegue atravessar os campos magnéticos e atmosfera terrestre, de forma a afetar fisicamente os ser humanos.
Contudo, quando suficientemente forte, é capaz de interferir com os sistemas de comunicação e GPS, em orbita.
A erupção solar, do tipo M6.5, foi de longe a mais forte vista este ano. E a radiação atingiu a Terra no dia 13 de Abril (passados cerca de dois dias), viajando a mais de 1000 quilómetros por segundo.
Esta intensa radiação foi sentida durante 49 minutos, tendo causado apagões e interferências, temporárias, em sinais rádio, comunicações e GPS, que viajam através da atmosfera.
A erupção de 11 de Abril foi relacionada com uma ejeção de massa coronal (EMC), outro fenómeno solar, capaz de enviar partículas para o espaço, que pode afetar sistemas elétricos e satélites, na Terra.
Vídeo do EMC, de intensidade M6.5, captado pelo telescópio solar SOHO no dia 11 de Abril.
Fonte: NASA
Crédito das de imagens: NASA e ESA/SOHO/GSFC
Mais Comentado
Formatar e instalar de raiz Windows 7
Windows 7 ISO download
Reparar arranque “BOOTMGR” do Windows 7 e Vista