Sonda SDO da NASA capta erupção solar intensa

Sonda SDO da NASA capta erupção solar intensa

17 de Abril de 2013 1 Por Tiago

Erupção solar captada pela sonda SDO da NASA - 01

Uma nova explosão solar, de nível de radiação médio, foi captado pela sonda Solar Dynamics Observatory (SDO), da NASA. A erupção ocorreu precisamente às 8h16 minutos (em Portugal), do passado dia 11 de Abril.

Segundo a NASA, “Esta imagem mostra uma combinação de luz em comprimentos de onda de 131 a 171 Angstrom”.

As erupções solares são poderosas explosões de radiação, que ocorrem na superfície do Sol. Esta radiação não consegue atravessar os campos magnéticos e atmosfera terrestre, de forma a afetar fisicamente os ser humanos.

Contudo, quando suficientemente forte, é capaz de interferir com os sistemas de comunicação e GPS, em orbita.

Erupção solar captada pela sonda SDO da NASA - 02

A erupção solar, do tipo M6.5, foi de longe a mais forte vista este ano. E a radiação atingiu a Terra no dia 13 de Abril (passados cerca de dois dias), viajando a mais de 1000 quilómetros por segundo.

Esta intensa radiação foi sentida durante 49 minutos, tendo causado apagões e interferências, temporárias, em sinais rádio, comunicações e GPS, que viajam através da atmosfera.

Erupção solar captada pela sonda SDO da NASA - 03

A erupção de 11 de Abril foi relacionada com uma ejeção de massa coronal (EMC), outro fenómeno solar, capaz de enviar partículas para o espaço, que pode afetar sistemas elétricos e satélites, na Terra.

Vídeo do EMC, de intensidade M6.5, captado pelo telescópio solar SOHO no dia 11 de Abril.

Fonte: NASA
Crédito das de imagens: NASA e ESA/SOHO/GSFC