Tecnologia

Empresa portuguesa desenvolve SDK ViiM para sensores de movimento 3D

A CoVii, empresa portuguesa especializada em software, está a desenvolver um SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) que permite o desenvolvimento de aplicações interativas para sensores de movimentos 3D (como o Kinect), de forma simples e rápida.

Apelidado de ViiM, este SDK de reconhecimento gestual e tracking do esqueleto, simplifica a interação entre o utilizador e o seu computador, através de um sensor de movimentos 3D.

O ViiM é capaz de reconhecer 14 gestos, como: acenar, clique, duplo clique, pegar, arrastar, entre outros. Quanto ao tracking do esqueleto, este reconhece 15 movimentos, e além de detetar o esqueleto, é ainda capaz de calcular a posição das articulações, a sua rotação, as matrizes e os quaterniões (extensão do conjunto dos números complexos).

Se tem um sensor de movimentos compatível com o seu computador, poderá fazer o download (gratuito) da aplicação, através do site oficial da empresa.

Como poderão ver no próximo vídeo, através deste sistema de controlo gestual o utilizador poderá interagir com o computador, de uma forma muito mais intuitiva e imersiva, sem necessitar (obrigatoriamente) de usar e velhinho rato.

Deixe-se ficar com a Press Release partilhada pela CoVii.

[showhide]

CoVii anuncia ViiM SDK para sensores 3D.

 

ViiM SDK pensado para permitir a fácil criação de aplicações interativas para sensores 3D, como o Kinect® ou o sensor da PrimeSense.
Porto, 6 de Novembro de 2012 – A CoVii, empresa Portuguesa especializada em software de visão por computador, parceira da empresa Israelita PrimeSense anuncia a versão trial do seu novo produto, o ViiM SDK, disponível gratuitamente em www.viim.pt

ViiM é um kit de desenvolvimento de software (SDK) para sensores de tecnologia 3D construído sobre a biblioteca OpenNI ®, mantendo as suas funcionalidades originais e acrescentando-lhe mais funcionalidades de alto-nível.
O middleware do ViiM trata de toda a arquitetura de software, bem como de todos os processos de rotina do sistema de uma forma silenciosa e invisível permitindo aos programadores, desde os iniciante aos mais avançados, focarem-se apenas na criação das aplicações interativas.

O ViiM é uma ferramenta revolucionária que oferece aos programadores um conjunto de métodos de processamento de alto-nível, até agora indisponíveis no mercado, ou que apenas existiam em separado em diferentes ferramentas.
A maior parte dos SDKs para este tipo de tecnologia permitem o reconhecimento gestual e o tracking do esqueleto para propósitos específicos.
O ViiM disponibiliza ambos os métodos, que podem ser usados em todos os tipos de aplicações e acrescenta-lhes ainda outras propriedades.
Conta com o reconhecimento de 14 gestos, desde o básico acenar até a gestos mais complexos como o duplo click, quanto ao tracking do esqueleto reconhece 15 em simultâneo e não só deteta os esqueletos como consegue calcular a posição das articulações, a rotação dos ossos, as matrizes e os quarteniões.

As outras unidades ou métodos de processamento incluídos no ViiM são a Segmentação do utilizador, distinguindo utilizadores de objetos e atribuindo a cada um deles um ID próprio; o Recorte do utilizador, onde o utilizador é removido do mundo real para um mundo virtual em tempo real e ainda o Fluxo Ótico que deteta a quantidade de movimento na área de interação, calculando os vetores de movimento acrescentando mais realidade à aplicação criada.

O ViiM SDK abre um novo mundo de possibilidades aos programadores permitindo que criem facilmente aplicações NUI integrando-as em diferentes sistemas gráficos baseados em OpenGL ou em DirectX.
Os programadores combinando as diferentes unidades do ViiM passam a ter o poder de criarem fantásticas aplicações interativas, independetemente da sua area de actuação, cada vez mais otimizadas.

A CoVii assume como uma das vantagens mais diferenciadoras do ViiM a sua arquitetura simples.
Imagine-se duas camadas nesta arquitetura, na primeira encontra-se o núcleo que trata das comunicações com o sensor 3D e de todos os outros processos complexos, na segunda camada, o programador recebe o acesso aos dados não-processados, tais como a imagem crua captada pelo sensor e o acesso aos dados processados onde se incluem os métodos como por exemplo o Reconhecimento gestual.

A arquitetura do ViiM oferece ainda a mais valia aos programadores de desenvolverem os seus novos métodos e integrá-los facilmente no ViiM continuando a tirar partido de todas as propriedades deste.

O ViiM SDK inclui ainda as seguintes características:
– Multiplataforma
– Programação concorrente
– Manipulação de parâmetros
– Definição de campo de visão

– Mapa de profundidade suavizado
– Exportação/Importação para MatLab
– Baseado em eventos

Para facilitar a criação de aplicações usando o ViiM SDK, a CoVii oferece vários exemplos com código fonte, tutoriais e FAQs através da sua Wiki: wiki.viim.pt e tem ainda um googlegroups dedicado a este SDK.
A equipa da CoVii está assim disponível para ajudar os programadores desde a instalação ao desenvolvimento e vai estar atenta ao feedback do grupo de forma a melhorar a próxima versão deste software tendo em conta as opiniões dos utilizadores.
Adicionalmente a CoVii já está a trabalhar em novas características, como a possibilidade de programação em C#, Java e ActionScript, integração em arquitetura ARM e suporte para multi-sensores.

A versão trial do ViiM SDK está disponível gratuitamente para download em www.viim.pt incluindo todas as características da versão comercial, com a única exceção que as aplicações geradas correm apenas 4 minutos de cada vez.
A versão comercial estará disponível ainda este mês pelo preço final de 119€.

A equipa da CoVii disponibiliza nas suas redes sociais um vídeo com a apresentação do ViiM SDK: http://youtu.be/4ZjnOFiEsk4

Nota: a CoVii já fez algumas aplicações interativas usando o ViiM SDK, como por exemplo a aplicação que permite jogar Angrybirds ® online através dos gestos. http://youtu.be/sOASAXO_Gno

Sobre a Covii:

A CoVii é uma start-up Portuguesa especializada em software de visão por computador que privilegia a interação homem-máquina. Aposta na investigação e desenvolvimento e cria por completo as suas plataformas interativas. O know-how da CoVii permite adaptar as suas tecnologias às necessidades dos clientes mais exigentes e altamente inovadores.
Parceira da empresa PrimeSense no desenvolvimento de software de visão por computador, a CoVii cria softwares, bibliotecas e aplicações para sensores 3D.
Desenvolve ainda sistemas interativos que podem ser utilizados em diferentes superfícies (paredes, chãos, ecrãs ou montras), com características inovadoras como a imersão em mundo virtuais.
As plataformas multi-toque desenvolvidas pela CoVii não têm limite de interações e permitem o reconhecimento de objetos.

#####

Contactos:

Bárbara Barreira

Responsável de Operações

(+351) 913385223

barbarabarreira@covii.pt

Sara Teixeira

Marketing e  Comunicação

(+351) 227825719

sarateixeira@covii.pt

Escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico

[/showhide]

Fonte: CoVii/ViiM

Pode gostar também

More in:Tecnologia