Scanner 3D de alta resolução e baixo custo permite digitalizar qualquer objeto

Scanner 3D de alta resolução e baixo custo permite digitalizar qualquer objeto

3 de Abril de 2013 0 Por Tiago

Scanner Photon - Matterform

Photon é o nome deste pequeno scanner 3D, de alta resolução, que utiliza lasers para digitalizar, rápida e facilmente, qualquer objeto que seja colocado no seu interior.

Após concluída a digitalização, o objeto virtual é transferido para o computador, em forma de nuvem de pontos, e posteriormente convertido para um arquivo de malha. Por fim, o arquivo poderá ser utilizado como modelo virtual, no desenvolvimento de videojogos (por exemplo), ou poderá ser usado em impressoras 3D.

O scanner Photon foi criado pela empresa Matterform, sedeada no Canada. Esta empresa é constituída por dois amigos, Adam Brandejs e Drew Cox, designers e criadores do dispositivo.

Adam e Drew projetaram o scanner, de forma a obter um produto simples, barato e com um aspeto moderno e atraente. O Photon foi criado de raiz, deste o hardware ao software e o resultado está á vista.

Quando não está a ser utilizado, o Photon poderá ser dobrado, tornando-se mais compacto e extremamente portátil. Mas a maior vantagem deste scanner é o seu preço. Por apenas 399 dólares (310 euros), menos que um iPad mini, poderá tê-lo em sua casa, ou escritório.

A empresa Matterform publicou o projeto na plataforma IndieGoGo, a fim de receber alguma financiar, na produção final. Os financiadores serão os primeiros a receber o Photon, já em junho. Se está interessado no dispositivo, não perca tempo e compre-o diretamente no site IndieGoGo.

Os restantes interessados terão de esperar até Agosto, para terem em mãos o seu scanner Photon. Entretanto, fique com o próximo vídeo e veja como foi desenvolvido e como funciona o dispositivo.

Fonte: Matterform