Satélite irá estudar e vigiar o Sol

Satélite irá estudar e vigiar o Sol

13 de Fevereiro de 2010 0 Por Tiago

O Solar Dynamics Observatory (SDO) irá ajudar a compreender melhor o Sol, a fonte de clima espacial do nosso sistema solar. Este afecta não só a nossa vida na Terra, como a própria Terra e espaço em redor (astronautas e satélites no espaço e até mesmo dos outros planetas).

 

Credit: NASA/SOHO

O SDO irá ajudar-nos a desvendar os segredos do Sol, como por exemplo, entender de onde provém a sua energia, como funciona o seu interior, e como a energia é armazenada e libertada na atmosfera. Seremos capazes de melhores previsões do clima espacial, para que seja possível advertir com antecedência de forma a proteger os astronautas e satélites que orbitarão em redor da Terra.

 

 Esta missão custará cerca de 850 milhões dólares, com o propósito de estudar a física do sol e das tempestades magnéticas titânicas, erupções, explosões que emitem radiações, as quais se propagam pelo nosso sistema solar.

 

Este é o primeiro satélite no âmbito do programa Living with a Star (LWS) da NASA. A nave foi projectada para voar durante cinco anos. No entanto, como muitas outras, continuam a trabalhar por muito tempo após a sua primeira missão de vida.

Credit: NASA/STEREO

Diferente de qualquer outro satélite, o SDO irá captar grandes quantidades de dados todos os dias. Dados suficientes para encher um único CD a cada 36 segundos…

O que torna este satélite tão especial, é o facto de, ao contrário da maioria, este não tem um sistema de gravação de dados, o que significa que tem de ser colocado em órbita geoestacionária (GEO).Assim, ele vai rodar à mesma velocidade que a Terra e estará sempre directamente acima e em comunicação constante com a sua estação terrestre no Novo México, que irá recolher os dados instantaneamente.

Credit: NASA