SARCOS o robô que reproduz movimentos assustadoramente humanos

SARCOS o robô que reproduz movimentos assustadoramente humanos

23 de Abril de 2011 1 Por Tiago

Quando falamos em robôs, imaginamos uma máquina com um aspecto humanoide que, ao tentar imitar movimentos tipicamente humanos, geralmente executa-os de for brusca e atabalhoada.

Na tentativa de salvar a imagem destes nossos amigos, Ben Stephens, um aluno da Universidade de Carnegie Mellon, tem vindo a trabalhar no SARCOS, um robô com aspecto e altura idênticos ao de um Homem adulto, programado para recriar na perfeição todos os seus movimentos.

Ao contrário dos habituais robôs em que cada gesto é programado, SARCOS deve a sua fluidez e suavidade de movimentos (incrivelmente reais) à tecnologia de rastreamento de movimentos humanos.

Esta tecnologia consiste na colocação estratégica de diversos pontos no corpo de um indivíduo, sendo posteriormente captados e gravados por diversas câmaras colocadas em redor do laboratório.

Por fim, os movimentos captados pelas câmaras são traduzidos para a “linguagem” do robô SARCOS, permitindo a este reproduzir cada gesto executado pelo indivíduo.

Embora os gestos pareçam um pouco desengonçados (como se vê nos vídeos seguintes) era suposto ser uma dança. Devemos desde já esclarecer que a falta de jeito para dançar não é culpa do robô, mas sim da pessoa que executou os movimentos.