Samsung lança SSD convencional mais rápido do momento

Samsung lança SSD convencional mais rápido do momento

22 de Setembro de 2015 0 Por Tiago

Samsung acaba de lançar a 950 Pro, a sua primeira unidade SSD M.2 PCI Express, para o consumidor, com tecnologia NAND vertical (V-NAND). O resultados só poderia ser um, velocidades sem precedentes.

Esta, é também a primeira unidade convencional de memória da Samsung, a utilizar interface NVMe (Memória Express não-volátil), desenvolvida especificamente para ajudar as SSDs a economizar energia e a durem mais.

Esta unidade estará disponível em duas versões diferentes, uma com 256GB e outras com 512GB. A versão de 512GB dispõe de uma velocidade de leitura de 2.5GB/s e de escrita de 1,5 GB/s. Velocidades destas são suficientes para bater, facilmente, o anterior campeão de velocidade, o SSD SM951.

Estas utilizam a segunda geração V-NAND de 32-layers da Samsung e não os chips de 48-layers, recentemente anunciados.

A nova 950 Pro segue os passos da 850 Pro SATA, mas deixa-a na poeira ao revelar velocidades quatro vezes superior em leitura e três vezes superiores em gravação.

De acordo com a empresa, esta unidade SSD é “ideal para profissionais que querem desempenho de ponta, maior largura de banda e menor latência para PCs ou portáteis topo de gama.

Além de altas velocidades de gravação e leitura, as unidades podem também suportar 20G de vibrações e 1500G (mais de 0,5 milissegundos) de choque físico, tornando-as ideais para dispositivos robustos.

Tendo em conta o seu desempenho, e ao contrário do que possa pensar, as novas unidade SSD da Samsung não irão custas “balúrdios”. A SSD 950 Pro irá custar 200 dólares (cerca de 177 Euros, à taxa atual) na versão de 256GB e 350 dólares (cerca de 310 Euros, à taxa atual) na versão de 512GB.

As unidades chegarão ao mercado já no próximo mês.

Fonte: Samsung