S3 Krypton o laser de mão mais potente do mundo

S3 Krypton o laser de mão mais potente do mundo

7 de Setembro de 2011 4 Por Tiago

É habitual, ver nas indicações dos ponteiros lasers comuns, avisos relativos a potenciais perigos de utilização, como apontar para aeronaves por exemplo. O que não é nada habitual, é trazerem avisos relativos a potenciais perigos, se o laser for apontado diretamente para satélites em orbita, como é o caso do S3 Kripton.

Este é um dos indicadores que prova a capacidade e potência do S3 Krypton da Wicked Lasers, fazendo dele o mais potente laser de mão do mundo. A empresa afirma que o laser tem um alcance superior a 135 quilómetros e uma capacidade de iluminação de 86 milhões de Lux e segundo a Wicked Lasers, o laser é 8.000 vezes mais brilhante que o Sol, visto da Terra.

Avisos à parte, os mais de 135 quilómetros de alcance prometidos, ficam muito aquém dos cerca de 320 quilómetros de distância cujos satélites tendem a orbitar. Portanto, o aviso parece mais uma medida de marketing, do propriamente uma medida de segurança.

Contudo, S3 Krypton não deixa de se afirmar como o mais poderoso laser portátil do mundo, proporcionando uma saída de luz de 1 watt de potência, alimentado por uma bateria de iões de lítio e com vária funções de segurança à mistura, para evitar um uso não autorizado do mesmo.

Por questões de segurança, S3 Krypton foi desenvolvido para reduzir automaticamente a sua potência à medida que a temperatura aumenta, para evitar sobreaquecimento.

Se pretende comprar um destes lasers, com a intenção de se “armar” em James Bond e usa-lo como uma arma cortante ou fazer explodir coisas, fica já o aviso, de que tal proeza será muito pouco provável de acontecer. No máximo dos máximos, o laser poderá ser usado como arma de arremesso.

Com 1 W de potência, o S3 Krypton chegará ao mercado pelo preço de 1000 dólares (cerca de 710 euros), mas se lhe bastar um laser menos potente, então poderá adquirir a versão de 300 mW de potência do Krypton, pelo preço aproximado de 300 dólares (cerca de 213 euros) ou de 500 mW por aproximadamente 500 dólares (cerca de 355 euros).

Fonte: Wicked Lasers