Rumor confirmado: AMD vai eliminar definitivamente a ATI

Rumor confirmado: AMD vai eliminar definitivamente a ATI

30 de Agosto de 2010 4 Por Tiago

Este é um dia triste, para toda a comunidade de gamers. Os rumores vieram a confirmar-se, a AMD vai acabar definitivamente com a marca corporativa ATI. Desde que a AMD comprou a ATI que tem vindo a manter o nome AMD/ATI. A eliminação do nome da ATI tem uma razão estratégica que a AMD explica.

Segundo a AMD, o grande motivador desta estratégia, é o facto de a AMD planear introduzir uma série de novos produtos que incorporam a tecnologia de microprocessadores AMD e uma placa gráfica com tecnologia Radeon, no mesmo chip. Os primeiros CPU-GPU Fusion poderão ter a sua chegada para breve.

A Ontario vai combinar, uma CPU de dois núcleos, Bobcat (de baixa consumo), com uma GPU Radeon, criando uma APU, o lançamento desta tecnologia está previsto, para antes do final do ano. LIano será mais poderoso APU a ser lançado pela AMD, brevemente. Este junta uma poderosa CPU Phenom II quad-class, com uma presumível GPU mais capaz. O seu lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2011.

Segundo a AMD, a combinação da CPU da empresa (AMD) com a tecnologia GPU (ATI) num único chip, poderia causar alguma confusão para o consumidor, especialmente se as pessoas continuarem a pensar na AMD e na ATI como entidades separadas. A AMD acredita que uma única entidade para poderá trazer benefícios à empresa, no que diz respeito ao marketing da empresa.

Apesar do nome ATI deixar de existir, os nomes da linha de produtos, para já serão mantidos intactos, com a Radeon e FirePro, e a ATI Eyefinity passara agora a chamar-se AMD Eyefinity. Se estas mudanças vão ou não beneficiar a AMD, talvez sim talvez não. O que se lamenta é que se perde para sempre, o Nome de um dos dois maiores fabricantes de placas gráficas do mundo.