Rollin Justin – um robô capaz de apanhar bolas e tirar cafés

Rollin Justin – um robô capaz de apanhar bolas e tirar cafés

2 de Maio de 2011 1 Por Tiago

Rolling Justin é um robô desenvolvido em 2009 pela antiga Agência Espacial Alemã, ao qual lhe foi dada a habilidade apanhar bolas (no ar), com as suas próprias mãos mecânicas.

Quando um objecto é lançado na sua direção, o robô, com a ajuda dos seus sensores de movimento e câmaras, segue a trajetória do objeto arremessado calculando a sua velocidade e local, onde o vai poder apanhar.

O movimento pode parecer simples para um humano (como poderão ver no vídeo abaixo), mais para um robô, é na verdade bastante complicado. Ainda assim, Justin tem uma taxa de sucesso de 80 porcento, a apanhar bolas.

Rolling Justin foi ainda programado para tirar cafés. Com a ajuda de sensores colocados nos dedos, o robô usa a sensibilidade (como os humanos), para pegar na chávena, ou substituir o café da máquina.

Justin tem quatro rodas, que lhe permite manter o equilíbrio mais facilmente do que se tivesse um par de pernas, podendo ainda, ser controlado através de um iPad.

Não sabemos (ainda) se esta máquina virá ou não a ser comercializada, mas se vier, pelo menos terá alguma utilidade em casa.

Fique com os vídeo, já a seguir.