Robôs são agora capazes de sentir através do tato

Robôs são agora capazes de sentir através do tato

27 de Junho de 2012 2 Por Tiago

Um grupo de investigadores está a desenvolver um dedo mecânico, munido de sensores, capazes de sentir o tato como um ser humano.

O tato é um sentido de extrema importância, para o Homem, com ele podemos seguras objetos ou perceber a sua textura, sem sequer termos de olhar para estes.

Esta tecnologia, desenvolvida pela SynTouch e a Universidade do Sul da Califórnia (USC), chamasse BioTac e foi incorporada num dedo mecânico, consistindo num sensor rígido central, rodeado por um líquido e coberto por uma espécie de pele artificial flexível.

O BioTac vem dar aos robôs uma maior capacidade de interação com objetos, permitindo-lhes uma maior aderência, usabilidade e a possibilidade de sentir e identificar a textura dos objetos.

Mais importante que tudo isto, é a possibilidade de esta tecnologia poder ser integrada em braços protésicos dando aos pacientes, que por infelicidade perderam os membros superiores, a habilidade de sentir através do tato, novamente.

A pele do dedo biónico foi criada à imagem da pele humana, com impressões digitais, que em contacto com uma determinada superfície permitem identifica-lha, através da sua vibração. Com a ajuda de um software (que interpreta estas vibrações), foram testadas 117 superfícies diferentes, das quais 95% foram identificadas com sucesso.

No teste de reconhecimento de texturas, a tecnologia BioTacvence o tato do ser humano. Fique com o próximo vídeo, para conhecer mais pormenores.

Fonte: SynTouch e USC