Chineses constroem robôs humanoides mestres na arte do ping-pong

Chineses constroem robôs humanoides mestres na arte do ping-pong

21 de Outubro de 2011 1 Por Tiago

Um grupo de investigadores chineses desenvolveu um par de robôs totalmente funcionais, capazes de jogar ping-pong com uma eficiência e mestria invejáveis.

Estes dois robôs estão a ser desenvolvidos na Universidade de Zhejiang há quase quatro anos e além de serem capazes de jogar entre sim, estes podem também jogar contra humanos.

Cada um dos robôs tem a capacidade de servir e jogar (com extrema precisão) graças a um sistema de rastreamento, que calcula a posição e velocidade de objetos minúsculos, prevendo a sua direção.

Apesar de terem sido especificamente desenhados para jogar ping-pong, os robôs poderão um dia mais tarde vir a desempenhar tarefas domésticas, por exemplo. De acordo com o plano chines de desenvolvimento de robôs de serviço de alta tecnologia, um dia estes poderão servir a humanidade.

Já não bastava os chineses serem ser a nação com a maior elite mundial de jogadores humanos de ping-pong, agora querem ser também a nação com a maior elite de jogadores robôs-humanoides do mundo.

Por enquanto, os robôs poderão mostrar a sua destreza para o público em geral e em planos de treino para os campeões desta modalidade (em treinos avançado e específicos).

Fique com o vídeo já a seguir.