RoboBee – o robô voador mais pequeno do mundo

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email

Para quem gosta de robótica, sabe que esta é uma área de extremos. Tanto nos interessamos por robôs gigantes, como por robôs microscópico. Por isso, de certeza que vai gostar desta notícia.

Um grupo de investigadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas, de Harvard, tem vindo a desenvolver, há já alguns anos esta parte, o mais pequeno robô voador do mundo.

RoboBee, como lhe chamam, é um pequeno robô capaz de imitar um inseto, tanto em voo como na sua aparência. Graças às suas asas de membrana, capazes de bater 120 vezes por minuto, o RoboBee consegue pairar e deslocar-se em voo, a baixas velocidades.

Devido ao seu minúsculo tamanho, os investigadores tiveram de usar tiras de cerâmica, conhecidas como atuadores piezoelétricos. Estas expandem-se e contraem-se assim que um campo elétrico é aplicado, permitindo ao robô planar e deslocar-se em voo.

RoboBee - 02

Segundo Kevin Y. Ma, um dos investigadores participantes no desenvolvimento deste projeto:

Robôs grandes podem funcionar com motores eletromagnéticos. Mas em pequenas escalas, como esta, temos de ter alguma alternativa…”.

RoboBee deverá ser utilizado como drone, para espionagem. Contudo, o pessoal de Harvard espera ainda que este possa integrar operações de buscas e salvamento, polinização de culturas e monitorização do meio ambiente.

Veja o pequeno RoboBee a voar, no próximo vídeo.

Via: Harvard
Créditos de Imagem: Kevin Ma e Pakpong Chirarattananon

Partilhar
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on email
Artigos Relacionados
Comentários