Robô Rollin Justin aprende a lançar bolas

Robô Rollin Justin aprende a lançar bolas

24 de Janeiro de 2012 1 Por Tiago

Lembra-se de Rollin Justin, o robô que aprendeu a apanhar bolas, quanto estas lhe eram lançadas pelo ar?

Mas desta vez, Rollin Justin volta para mostrar o novo truque que acabou de aprender.

Desenhado pela velha Agência Aeroespacial Alemã, o robô revelou-se ao mundo (em Abril do ano passado) pela sua habilidade de apanhar bolas no ar. Esta capacidade deve-se ao facto de Rollin integrar um sistema de rastreamento, que utiliza sensores de movimento para monitorizar a trajetória da bola.

Mas se quiséssemos organizar um campeonato de Futebol Americano, Rugby ou Basebol para robôs, qual seria o interesse de estes apenas saberem apanhar bolas, se não as sabem atirar? Por esse motivo (ou não), os investigadores que têm vindo a desenvolver o robô, decidiram dar-lhe (também) a habilidade e capacidade de atirar bolas.

Graças a uma mão cheia de melhorias, Justin é agora 1.5 vezes mais rápido que há (cerca de) um ano atrás. Os seus braços mecânicos são agora mais rápidos, devido aos ajustes dinâmicos de performance e as novas relações de transmissão.

Também conhecido como Justin Agile (Justin Ágil), o robô demonstra no seguinte vídeo que a alcunha faz jus há suas habilidades. Fique para ver.