Robô humanoide imita na perfeição movimentos de um soldado humano

Robô humanoide imita na perfeição movimentos de um soldado humano

1 de Novembro de 2011 1 Por Tiago

Este é o PETMAN um robô com formas humanoides, capaz de imitar os movimentos de um soldado humano. Mas o robô não é uma novidade, da última vez que havia sido visto não passava dum par de pernas toscas.

Esta a versão melhorada do robô, além de um par de pernas, PETMAN traz consigo um troco, membros superiores e um pirilampo (lâmpada) a servir de cabeça.

Não, o robô não foi desenvolvido a pensar no personagem “Lampadinha” dos livros de banda desenhada do “Professor Pardal”, mas sim num soldado humano. PETMAN consegue andar, agachar-se e realizar movimentos de torção do tronco ao mesmo tempo, flexões e colocar-se de joelhos.

Este protótipo foi desenvolvido pela Boston Dynamics, uma empresa já conhecida pelos seus famosos robôs quadrupedes. E de acordo com a mesma, PETMAN não será o novo soldado do futuro, mas sim um modelo de roupa militar.

Os engenheiros da empresa estão a desenvolver e aperfeiçoar este robô, para que ele se aproxime o mais possível da forma humana. O seu objetivo é servir de modelo, para testar as roupas militares.

A Boston Dynamics projetou o robô PETMAN, de acordo com a média corporal de um homem Norte-americano. Com cerca de 1.80m de altura e 80kg de peso, o robô será capaz de simular a transpiração, o respirar e as mudanças de temperatura corporais.

Em resposta à dúvida se o robô irá ou não ter cabeça, Marc Raibert, o fundador e presidente da Boston Dynamics, respondeu: “Estávamos um pouco atrasados para conseguir com que o mecanismo articulado do pescoço trabalha-se”, tendo ainda acrescentado, “mas vem a caminho, e a cabeça vem junto com ele”.

Confira a agilidade e destreza de movimentos do robô PETMAN, no vídeo abaixo.