Robô esférico MorpHex está de volta mais evoluído que nunca

Robô esférico MorpHex está de volta mais evoluído que nunca

3 de Abril de 2012 1 Por Tiago

MorpHex, o poderoso robô esférico construído por Halvorsen Kåre que se transforma numa ágil aranha robótica de seis pernas, está de volta, e como prometido com algumas melhoria.

Da última vez que falamos dele, MorpHex apresentava-se ao mundo como um robô versátil ágil, capaz de se mover em qualquer direção, sem dificuldade. Contudo, faltava-lhe a capacidade de girar (ou rodar) sobre si mesmo, quando se encontra em forma de esfera.

Mas tal como Halvorsen havia prometido, com a ajuda do seus 25 servomotores, MorpHex é agora capaz de se deslocar de duas formas distintas:

  • 1ª – O robô é capaz de rodar (em forma de esfera) em qualquer sentido de forma ágil e com a maior rapidez possível;
  • 2ª – Através da utilização da suas seis pernas mecânicas para caminhar. Apesar de não ser tão rápidos quando como quando está rodar, este é também capaz de se mover agilmente podendo ainda ultrapassar obstáculos.

Para rodar, o robô utiliza sequencialmente os painéis de policarbonato exteriores (que compõem o seu invólucro), para dar o impulso necessário.

Quanto a mim, só faltava mesmo adaptar umas quanta hélices, dando a MorpHex a capacidade de se transformar num quadricóptero e voar. Deixe-se ficar com o vídeo, já a seguir.