Robô Cheetah da DARPA bate recorde de velocidade

Robô Cheetah da DARPA bate recorde de velocidade

7 de Março de 2012 3 Por Tiago

Um ano após de ter sido escolhida pela DARPA para desenvolver um robô quadrúpede de alta velocidade, a Boston Dynamics mostra ao mundo, os frutos do seu trabalho, ao apresentar o robô quadrúpede galopante mais rápido de mundo, mais conhecido como Cheetah.

O nome Cheetah não foi escolhido ao acaso, visto que o robô partilha o nome com o animal quadrúpede chita, conhecido como também é o mais rápido animal terrestre do mundo, podendo atingir velocidades de até 131 km/h.

Num vídeo divulgado pela DARPA, é possível ver uma demonstração da velocidade do robô. Apesar de não atingir as impressionantes velocidades do seu homónimo de carne e osso, o Cheetah é capaz de chegar aos 29 km/h, batendo o anterior recorde do mundo de 21 km/h do Planar Biped do MIT, conquistado em 1989.

Mas o robô Cheetah tem mais em comum com o animal chita, do que apenas o seu nome e velocidade, este foi criado para se comportar como uma chita verdadeira, permitindo a flexão das “costas” do robô, para aumentar a passada e velocidade.

Este robô depende de um sistema de alimentação hidráulico externo fixo, daí a necessidade de um tapete rolante durante o teste. No entanto, espera-se que o protótipo realize testes em corrida livre, no fim deste ano, apontando o robô em direção à autonomia.

O Cheetah faz parte do programa DARPA M3 (Mobilidade e Manipulação Máxima), um programa que permitirá desenvolver robôs para um amplo auxílio militar.

Para já, o robô Cheetah ainda não e capaz de igual (em velocidade) uma chita verdadeira, mas avaliando pelos progressos da Boston Dynamics, não deverá demorar muito até que o robô a ultrapasse.

O grau de perfeição com que a natureza “construiu e desenvolveu” a natureza, está muito longe de ser alcançado pelo Homem (sendo que tal perfeição levou milhares de anos a alcançar).

Fique com o vídeo, onde o Cheetah bate o recorde do mundo de velocidade.

Fonte: DARPA